quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Alegria do Professor!!!


Alegria é um artigo de luxo para alguns que a procuram desesperadamente. Entretanto para um Professor; a alegria é uma companheira inseparável da tristeza e da frustação. Elas andam juntas por que o professor está interessado na aprendizagem e na compreensão do conteúdo que será utilizado não apenas como ferramenta de ascensão social, mas de transformação de mentalidade, de comportamento.
Quer fazer um professor feliz permita-lhe dar uma aula bem dada, se interesse por suas palavras, por seus gestos, interaja, pergunte, questione. É bem verdade que a educação nunca foi valorizada que deveria ser; pois valorizar a educação é incluir os excluidos por falta de informação e de formação. Até por que educação não está restrita transmissão de informação, mas a formação de caráter, de pessoas, de cidadãos. A alegria do professor é perceber que seu aluno aprendeu a lição da vida: Que é ensinando que se aprende e é aprendendo que se ensina, como já dizia Paulo Freire.
Ensinar é um dom que recebemos do alto, de Deus; é um presente para quem possui a sensibilidade de entender que sua vocação. Ser professor não simplesmente uma profissão é uma vocação; por que exige envolvimento, interação, envolvimento, sensibilidade, e outras dades que não cabem neste texto. A alegria do professor é visualizar o futuro de alunos que parecem não ter futuro; por que as pessoas não acreditam neles. A alegria do professor é ser surpreendido com o pedido de ajuda de um aluno interessado em ser. Por que ser é uma opção. A alegria do professor é ser professor, mesmo que sofrendo a dor de ser o que é... Por que todo trabalho ardo exige uma pitada de dor, de suor, de lágrimas e até um pouco de desgosto..

Um forte abraço

Natan

Nenhum comentário: