domingo, 18 de dezembro de 2011

A Bíblia Responde: Como responder a um não evangélico que a Bíblia foi escrita por homens, mas que a Bíblia é de Deus?


"Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." (1Pe. 3:15 - Bíbla NVI)

Muitas perguntas concernentes a Bíblia são difíceis de responde apenas pelo uso da razão. Para falar sobre assuntos espirituais é imprescindível a fé. Não é necessário ter fé somente nos assuntos espirituais; por que fé é acreditar em alguém ou em alguma coisa. A pergunta mais importante a se feita é: onde ou quem depositamos nossa fé? Todos nós depositamos nossa confiança em alguém, e alguma fonte. A nossa fonte de fé e autoridade é a Bíblia. Por que?

1. A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. A Bíblia foi escrita com o propósito de mostrar o plano de Deus para a salvar a humanidade. Por isso usou homens para escrever contra o próprio homem. Os homens utilizados eram homens santos, separados por Deus e orientados por Ele para falar das coisas de Deus, mas em linguagem humana. Que outra linguagem deveria ser usada para falar com os homens? Por isso nada melhor que uma espécie para falar com a mesma espécie.
"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2Pedro 1:20-21)

2. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela foi inspirada por Deus e registrada pelos homens. Essa inspiração não  é um tipo de psicografia. Deus usou diferentes homens, em contextos diferentes, em épocas diferentes. Mas tendo a mesma fonte inspiradora: O Espírito Santo. Por isso essa unidade nos escritos Bíblicos. Lembrando que a Bíblia é uma biblioteca esta tarefa de unicidade seria impossível, caso fosse feita apenas com a razão humana. Uma vez que o homem é fruto do seu tempo e da sua época; influenciado pelas idéias que o cercam. Mais ou menos 40 homens inspirados por Deus foram usados durante 1.600 anos para escrever a Bíblia. Que explicação mais plausível para esta unidade do que existiu na verdade um único autor e diretor destes registros: DEUS.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2Timóteo 3:16-17)

Um abraço e que Deus os abençoe. E lembre-se que a Bíblia responde.
Pr. Natan

Nenhum comentário: