domingo, 18 de dezembro de 2011

A Bíblia Responde: Como responder a um não evangélico que a Bíblia foi escrita por homens, mas que a Bíblia é de Deus?


"Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês." (1Pe. 3:15 - Bíbla NVI)

Muitas perguntas concernentes a Bíblia são difíceis de responde apenas pelo uso da razão. Para falar sobre assuntos espirituais é imprescindível a fé. Não é necessário ter fé somente nos assuntos espirituais; por que fé é acreditar em alguém ou em alguma coisa. A pergunta mais importante a se feita é: onde ou quem depositamos nossa fé? Todos nós depositamos nossa confiança em alguém, e alguma fonte. A nossa fonte de fé e autoridade é a Bíblia. Por que?

1. A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. A Bíblia foi escrita com o propósito de mostrar o plano de Deus para a salvar a humanidade. Por isso usou homens para escrever contra o próprio homem. Os homens utilizados eram homens santos, separados por Deus e orientados por Ele para falar das coisas de Deus, mas em linguagem humana. Que outra linguagem deveria ser usada para falar com os homens? Por isso nada melhor que uma espécie para falar com a mesma espécie.
"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2Pedro 1:20-21)

2. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela foi inspirada por Deus e registrada pelos homens. Essa inspiração não  é um tipo de psicografia. Deus usou diferentes homens, em contextos diferentes, em épocas diferentes. Mas tendo a mesma fonte inspiradora: O Espírito Santo. Por isso essa unidade nos escritos Bíblicos. Lembrando que a Bíblia é uma biblioteca esta tarefa de unicidade seria impossível, caso fosse feita apenas com a razão humana. Uma vez que o homem é fruto do seu tempo e da sua época; influenciado pelas idéias que o cercam. Mais ou menos 40 homens inspirados por Deus foram usados durante 1.600 anos para escrever a Bíblia. Que explicação mais plausível para esta unidade do que existiu na verdade um único autor e diretor destes registros: DEUS.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2Timóteo 3:16-17)

Um abraço e que Deus os abençoe. E lembre-se que a Bíblia responde.
Pr. Natan

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Bíblia Responde


Tivemos uma série em nosso Conexão Atitude chamada de: Eu amo minha Bíblia. Encerremos a série com o seguinte tema: A Bíblia Responde. Foi aberto o espaço para os participantes fazerem perguntas  esclarecem suas dúvidas sobre assuntos a luz da Bíblia. Muitas perguntas foram feitas; entretanto poucas foram respondidas devido o escasso tempo. Mas vou tentar responder a todas as perguntas que foram feitas escrevendo a cada dia uma pergunta neste espaço.
Vamos começar com a seguinte pergunta: Por que missões é tão importante na Bíblia? E por que ofertar para a obra missionária?

Missões é importante na bíblia por que o nosso Deus é missionário. Por que o "Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Jesus é  caminho para o perdido. Entretanto como ouvirão, se não há quem pregue? A fé vem pelo ouvir a mensagem de Cristo. Somos todos resultado de uma ação missionária. Essa visão missionária é a força da expansão do Reino de Deus aqui na terra. Missões nos desafia a superar obstáculos, a romper barreiras e corrige nossa visão com tendência egocêntrica. Temos a inclinação para o egoísmo e o materialismo devido nossa natureza pecaminosa. Outra questão por que missões é importante são as almas que estão se dirigindo para a perdição e morte eterna. Não tem outro meio para alcançar outras etnias a não ser através de missões. "O salário do pecado é a morte..." E a morte é algo tão universal quanto a vida. Mas Jesus veio para que tenhamos vida em abundância. Quantas pessoas a procura da vida, mas convivendo com a morte diariamente. Morrer sem Jesus é estar sem Ele para sempre. Não existe outra oportunidade e nem outra possibilidade de salvação depois desta vida. Por isso somos e devemos ser um povo Missionário.

"Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça." (1Co. 9:10)

Se a missão é importante devemos investir toda a nossa vida nela. Por isso os recursos que possuímos são envolvidos nesta obra. Ofertar é um ato de fé em Deus. Ofertar para a obra missionária é uma honra; pois você participa diretamente do sustento da obra missionária. Não pensemos que nos fará falta as ofertas enviadas para missões, ou para qualquer investimento no Reino de Deus. Investir no Reino de Deus é a melhor maneira de aprender a lidar e se relacionar com o dinheiro. Ofertando com um coração sincero, independente dos valores combatemos a avareza e contribuímos para estabelecer o senhorio de Cristo em nossas vidas. Existe outras razões que poderia apresentar; mas prefiro contar com os motivos e os fatos noticiados pelo mundo. A fim de entendermos de que a contribuição para missões sempre será um investimento muito bem investido.

Um abraço e teremos mais a Bíblia Responde.