sábado, 14 de maio de 2011

Orkuts, facebooks e net a serviço do Reino de Deus.


“Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreen-síveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida.”


Fp. 2. 14-16ª

O século XXI é marcado pela avanço tecnológico, pelas comodidades. Como não gostar do controle remoto, da internet (banda larga), do DVD, dos iphods, dos Mp3, dos celulares e outras coisitas mais que acabam fazendo parte da vida diária de todos os adolescentes. É interessante notar que este avanço na área da comunicação não existiam e todos sobreviviam. As cartas eram esperadas, os carteiros bem tratados, as relações eram menos superficiais, menos artificiais. Este mundo virtual criou um canal para estes artifícios; os sacrifícios de tempo que a comunicação exigia já não existem mais para aqueles que estão antenados e conectados na Rede Mundial de computadores (Internet). Afinal basta apenas um click ou um enter e estou com as janelas do mundo aberta diante de mim, sem sair de casa e nem da frente do computador. Esta janela aberta deixa portas abertas para ação do mundo, do pecado e do diabo. E não quero aqui demonizar a internet, nem o Orkut, nem outros meios de canais virtuais utilizados por jovens, adultos e adoles-centes. Esta demonização nos levaria a uma atitude hipócrita e legalista sem a visão real da realidade. Quero pela misericórdia de Deus ir mais a fundo no problema que nos cerca e que nós mesmos arrumamos.

Quero te aconselhar a tomar algumas providências para colocar a net, o facebook e o Orkut a serviço do Reino de Deus. Em primeiro lugar entenda que santidade é uma questão de caráter e não a-penas de reputação. Caráter é aquilo que eu sou; reputação é o que falam de mim. O que eu sou fala mais alto do que aquilo que eu falo. Portanto quando eu vivo o que prego, minha pregação ganha força, autoridade. A pureza pode também ser compartilhada no canal virtual. Portanto eu quero dizer que estou cansado de ver e ficar pensando o que não queria pensar de adolescentes que colocam sua vida intima no Orkut. Primeiro com fotos imorais, mostrando sensualidade, impureza e incerteza quanto a sua vida cristã. Somos santos e precisamos ser irrepreensíveis. Segundo, com vídeos que não edificam a vida de ninguém; na verdade eles destroem e corroem a reputação daqueles que colocam lá e dizem que não tem nada haver. Realmente essas pessoas não têm nada haver com Cristo, coma Cruz, com a igreja, com os seus líderes. Elas não têm nada haver comigo, como crente, que se esforça para ser obediente a palavra de Deus.

Em segundo lugar para colocar a net e o Orkut a serviço do Reino não use esse canal de maneira covarde, não cristã. Conflitos de Relacionamentos são resolvidos pessoalmente, olho no olho e não no canal virtual, escondido atrás do teclado. Pessoas que se acostumam a resolver seus conflitos dessa maneira se tornaram doentes emocionais, incapazes de verdadeiramente se relacionar com aqueles que os cercam. Esses scraps que são passados de maneira leviana, sem preocupação com a reputação do próximo, contribuindo para o crescimento do eu, do ego, do homem natural que deve está sujeito ao Senhorio de Cristo. Pare de se  esconder atrás do teclado e resolva os conflitos de maneira corajosa e cristã. Assim seremos mais saudáveis...

Um abraço

Pr. Natan dos Santos Fernandes

Nenhum comentário: