segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Call Center no céu


Call Center no céu
Sérgio R. Ferreira


Call Center é uma central de atendimento equipada com linhas telefônicas disponíveis para reclamações e ou ações de telemarketing. Call Center é um serviço ao consumidor, e além disso, está na moda.
A lei do SAC que exige que o consumidor seja atendido em um minuto, ativou um hábito que a maioria das pessoas tem: o de reclamar.
Já pensou se existisse um “call center” no céu? Comecei a imaginar as reclamações
diversas a respeito de adolescentes e pais.
Um pai diria: Alô. Quando meu filho nasceu ele era lindo e maravilhoso, agora está dando muitos
problemas de rebeldia, ele está com quinze anos, ainda está na garantia?
Um filho reclamaria: Alô, é do Call Center do céu? Queria trocar meu pai por outro mais compreensivo, e mais presente. Tem como?
Outro pai ligaria preocupado: Alô, quero trocar meus filhos de 16, 14, e 12, por outros que gastem menos. O consumo está muito alto e só aceitam certas marcas famosas. Tenho direito a reembolso nesses casos?
Mais um pai desabafaria: Meu filho de 13, passa o tempo todo na frente do vídeo game e não quer saber de estudar. A devolução está prevista em contrato?
Um filho esbravejaria: Faço dezoito no mês que vem, não quero mais ser tratado como criança, como adquirir o manual da emancipação?
Em resposta ouviriam algo mais ou menos assim: Se você é um adolescente, digite 1. Se você é pai de adolescente, digite 2. Se quer reclamar de produto danificado, digite 3....
Essa situação imaginária nos leva a pensar na tendência das famílias do século XXI, as quais preferemreclamar ou desvencilhar-se dos problemas do que seguir a orientação Bíblica para preservar o projeto de Deus para a família. Existem pais que veem na expulsão dos filhos adolescentes de casa, uma solução normal. Há também filhos que acham que agredir os pais é uma ótima maneira de mostrar que cresceram e que dispensam a opinião deles. Se pudessem, devolveriam seus pais para Deus. Mas uma verdade que temos de encarar é que não há Call Center no céu.
Não estão previstas devoluções. Os problemas familiares precisam ser resolvidos com oração, com diálogo, com amor e respeito. Frases típicas de adolescentes tais como: Meu pai é careta! Minha mãe não me entende! Minha vida é uma droga! Vou sumir de casa!, são desabafos que não resolvem o problema da insatisfação. O Senhor Jesus afirmou: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Ele queria dizer que enquanto estivermos neste mundo, estaremos sujeitos a problemas de relacionamentos e tudo mais. Entretanto, Ele foi vencedor sobre as tribulações desse mundo para que aqueles que creem nele também sejam vitoriosos.
A Bíblia orienta: Filhos em tudo obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo. "Honra
teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e seja de longa vida sobre a terra" (Efesios 6:1-3). "E pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os
na disciplina e na admoestação do Senhor " (Efesios 6:4). Nisto , temos uma dica de como
podemos passar pela adolescência, ou conviver com nossos adolescentes, sem tentar criar um Call Center; imaginário para reclamar dos problemas, em vez de enfrentá-los com a
orientação da palavra. Antes de apelar para o call Center, passe primeiro no controle de qualidade de Deus e deixe o Senhor avaliar seu desempenho como adolescente, como filho, como irmão, como pai ou mãe. O Senhor será glorificado com uma atitude assim!
Amém.

Nenhum comentário: