segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Call Center no céu


Call Center no céu
Sérgio R. Ferreira


Call Center é uma central de atendimento equipada com linhas telefônicas disponíveis para reclamações e ou ações de telemarketing. Call Center é um serviço ao consumidor, e além disso, está na moda.
A lei do SAC que exige que o consumidor seja atendido em um minuto, ativou um hábito que a maioria das pessoas tem: o de reclamar.
Já pensou se existisse um “call center” no céu? Comecei a imaginar as reclamações
diversas a respeito de adolescentes e pais.
Um pai diria: Alô. Quando meu filho nasceu ele era lindo e maravilhoso, agora está dando muitos
problemas de rebeldia, ele está com quinze anos, ainda está na garantia?
Um filho reclamaria: Alô, é do Call Center do céu? Queria trocar meu pai por outro mais compreensivo, e mais presente. Tem como?
Outro pai ligaria preocupado: Alô, quero trocar meus filhos de 16, 14, e 12, por outros que gastem menos. O consumo está muito alto e só aceitam certas marcas famosas. Tenho direito a reembolso nesses casos?
Mais um pai desabafaria: Meu filho de 13, passa o tempo todo na frente do vídeo game e não quer saber de estudar. A devolução está prevista em contrato?
Um filho esbravejaria: Faço dezoito no mês que vem, não quero mais ser tratado como criança, como adquirir o manual da emancipação?
Em resposta ouviriam algo mais ou menos assim: Se você é um adolescente, digite 1. Se você é pai de adolescente, digite 2. Se quer reclamar de produto danificado, digite 3....
Essa situação imaginária nos leva a pensar na tendência das famílias do século XXI, as quais preferemreclamar ou desvencilhar-se dos problemas do que seguir a orientação Bíblica para preservar o projeto de Deus para a família. Existem pais que veem na expulsão dos filhos adolescentes de casa, uma solução normal. Há também filhos que acham que agredir os pais é uma ótima maneira de mostrar que cresceram e que dispensam a opinião deles. Se pudessem, devolveriam seus pais para Deus. Mas uma verdade que temos de encarar é que não há Call Center no céu.
Não estão previstas devoluções. Os problemas familiares precisam ser resolvidos com oração, com diálogo, com amor e respeito. Frases típicas de adolescentes tais como: Meu pai é careta! Minha mãe não me entende! Minha vida é uma droga! Vou sumir de casa!, são desabafos que não resolvem o problema da insatisfação. O Senhor Jesus afirmou: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Ele queria dizer que enquanto estivermos neste mundo, estaremos sujeitos a problemas de relacionamentos e tudo mais. Entretanto, Ele foi vencedor sobre as tribulações desse mundo para que aqueles que creem nele também sejam vitoriosos.
A Bíblia orienta: Filhos em tudo obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo. "Honra
teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e seja de longa vida sobre a terra" (Efesios 6:1-3). "E pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os
na disciplina e na admoestação do Senhor " (Efesios 6:4). Nisto , temos uma dica de como
podemos passar pela adolescência, ou conviver com nossos adolescentes, sem tentar criar um Call Center; imaginário para reclamar dos problemas, em vez de enfrentá-los com a
orientação da palavra. Antes de apelar para o call Center, passe primeiro no controle de qualidade de Deus e deixe o Senhor avaliar seu desempenho como adolescente, como filho, como irmão, como pai ou mãe. O Senhor será glorificado com uma atitude assim!
Amém.

AdoleSantos 2009


Estamos nos preparando para ganhar almas, adorar ao Senhor de maneira mais intensa e ouvir uma Palvra de Deus. Se você é adolescente e quer conhecer mais de Deus e conhecer uma turma legal. Te convidamos para estar conosco nos dias: 30/09, 01. 02, 03 e 04 de outubro as 19:00 h na PIB de Irajá. Nosso endereço é Rua toropasso, 47 - Irajá (esquina com Estrada Padre Roser - próximo ao Banco Itaú).

Na adoração: Banda Interferência Real, Grupo Aliança, Banda Giom e Quatro Por um

Mandando a Palavra: Pr. João Emílio, Pr. Renato Reis, Pr. Odilton Ângelo, Pr. Cleinton, Pr. Natan Fernandes e Pr. Fábio Luciano.
Você é nosso convidado especial!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Gripe Suína e o medo de amar


O Medo de Amar e o Medo de Ser Livre

Beto Guedes

O medo de amar é o medo de ser

Livre para o que der e vier

Livre para sempre estar onde o justo estiver
O medo de amar é o medo de ter

De a todo momento escolher

Com acerto e precisão a melhor direção
O sol levantou mais cedo e quis

Em nossa casa fechada entrar pra ficar
O medo de amar é não arriscar

Esperando que façam por nós

O que é nosso dever: recusar o poder
O sol levantou mais cedo e cegou

O medo nos olhos de quem foi ver

Tanta luz


Esta linda canção de Beto Guedes, dentre outras que ele possui, demonstra a nossa capacidade mais linda e mais humana. A capacidade de amar, que não deve ser confundida com paixão - que é um sentimento arrebatador e enlouquecedor, focado apenas na satisfação pessoal - é um dom dado por Deus. Afinal Deus é amor e como imagem e semelhança com o Criador, a criatura possui esta capacidade de amar. Entretanto o amor por ser construído e estabelecido traz consigo um medo. O medo de perder quem amamos demais; o medo de ver quem amamos se indo sem dizer adeus. É assim que está acontecendo com muitos em nosso país que vêem nas estatísticas mais que números, mas pessoas chorando e com medo de perder quem amam. Essa gripe, não é apenas uma gripe é um mal devastador. Na verdade se convencionou algumas coisas no serviço médico público e no privado. O que não se tem explicação e nem causa aparente é chamado de virose. Estar se tornando costumaz alguém ir no médico e este virar para o paciente, que tem quer ter paciência, e lhe dizer é uma virose. Entendo que os médicos são heróis, principalmente aqueles que labutam no serviço público, pois lutar contra um inimigo que não se conhece é coisa de herói. Todavia me preocupa a posição dos governantes, que enquanto não são atingidos pela epidemia, não comunicam com clareza o que estamos enfrentando. As informações "oficiais" são denotam a realidade desta pandemia. O que se tem criado coma falta de informação é um ambiente de medo, desconfiança. Apesar do medo ser inerente ao ser humano a Bíblia nos diz que:"... o verdadeiro amor lança fora todo medo."(1João 4)
Talvez pareça um pouco subversiva ou subserviente, mas uma das partes mais bonita desta música de Beto Guedes é essa: "O medo de amar é não arriscar. Esperando que façam por nós; O que é nosso dever: recusar o poder." Na verdade podemos tudo quando entendemos que o poder, as vezes não serve para nada; a não ser promover a corrupção daquele que está corrompido pelo brilho do falso tesouro. Porém a esperança é que "O sol levantou mais cedo e quis em nossa casa fechada entrar, pra ficar."
Um forte abraço
Natan

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nossa constante falta de Tempo e a falta do Pai!!!


Descobri recentemente que tempo é o intrevalo entre dois acontecimentos. Confesso que nunca havia pensado neste tipo de definição de tempo. Por que o tempo para mim sempre foi algo pertubador, fulgaz e fugit. Assim como muitas pessoas que não sabem usar o tempo que tem, sempre desejei ter mais tempo. Entretanto o meu problema não é a de falta de tempo, mas falta de sabedoria para remir o tempo. Fazer com que intervalos sejam transformados em instantes históricos. Não é apenas uma questão de aproveitar o momento, mas de deixar suas marcas no tempo que corre, que parece fugir daqueles que o persegue com veemência. Querendo ser dono do tempo esquecemo-nos que o tempo de Deus é perfeito. Nele não há atraso e nem adianto; por que Ele existe antes do tempo. Mas o tempo que temos passa, pois passamos as nossas prioridades para os últimos lugares. Tornamo-nos reféns do grito do urgente; daquilo que deveria ser feito, todavia foi deixado para depois por que no momento não havia importância ou foi negligênciado. É isso ai, a palavra é negligência. Por que sabemos o que deve ser feito e não o fazemos. Se você é líder treine, delegue e compartilhe. Se é pai lembre-se que o seu tempo não é apenas intervalo, mas é acontecimento histórico. Lembro-me agora de um amigo que não está mais entre nós e que era pai. Esse amigo tinha uma facilidade de transformar intervalos em acontecimentos Acredito que neste dia dos pais sua esposa e seu filho, que para mim sempre serão seus, sentirão sua falta neste dia dos pais. Assim como o tempo faz falta, falta faz o tempo que deixamos de viver ao lado das pessoas que amamos. Entretanto que Deus nos ajude a redefinir nossas prioridades para separarmos o que é importante do que é urgente. Sem esquecemos aquilo em detrimento disto. E sem nos arrepender por não ter remido adequadamente o tempo que Ele nos concedeu. A Deus toda a glória
Um abraço
Natan dos Santos Fernandes