quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Reflexões de Ano Novo.



Muitos são os escritos e as expectativas para o ano novo. Eu mesmo já li algumas reflexões nos blogs que costumo acompanhar. Mas reconsiderar é sempre bom, principalmente quando estamos diante de mais um ano que se inicia. É necessário reconsiderar para melhorar nossos relacionamentos, nosso ser. Por que Ser é importante; tem muita gente inteligente desfocada, encantada pela maravilha do ter. Nesta semana final do ano que se finda fiquei meditando sobre uma palavra que ouvi do Homem de Deus que esteve em nossa Igreja há alguns meses atrás (Pr. Jeremias Pereira). Dizia ele, que queria ser uma pessoa sem amargura, cheia de fé, cheia de compaixão, doadora e missionária. Ser uma pessoa com estas caracteristicas nos possibilita exercer nossas funções na sociedade. Ser é mais dificil, é mais desafiador, é mais benéfico, Ser é mais e melhor. Por que quando somos não necessitamos fingir, nem encenar. Baseado na palavra deste homem de Deus quero sugerir para você um projeto para o ano novo. Que você seja uma pessoa:
1. Sem amargura - a amargura é um veneno para os relacionamentos. A vitalidade dos nossos relacionamentos dependem também de nossas atitudes em relacão a eles. A amrgura é tão nociva que pode ser capaz produzir doenças fisicas, emocionais e espirituais.

2. Cheia de fé - Uma pessoa cheia de fé consegue olhar seus problemas de maneira diferenciada. Ela sabe e conhece suas limitações. Portanto entende que é pela fé que alcançamos o que Deus tem planejado para nossas vidas. Viver pela fé nos possibilita a viver os mais lindos projetos de vida. Entretanto viver pela fé não é viver em constante contemplação, mas exige de nós uma ação para cada situação. Creia, confie e receba.

3. Cheia de compaixão - Inspirados em Jesus, o mestre do amor, conseguiremos olhar os outros com olhar de misericórdia. Este olhar é fruto do reconhecimento de que somos amados mesmo quando falhos. Estamos em construção por isso muita coisa ainda pde ser modificada, transformada. A compaixão é necessidade da humanidade, por isso o verbo se fez carne e habitou entre nós. Jesus assumiu sua humanidade para nos tornar mais humanos. Seja cheio de compaixão

4. Doadora - Quando doamos não oferecemos apenas o que temos, mas o que somos. Nossos presentes refletem o nosso ser e sentimento. Em sendo doadores, doaremos com mais generosidade. Essa generosidade é resultado de uma consciência de que tudo o que temos vem de Deus, o maior doador. Doador da vida, das dádivas, dos dons, dos talentos e do seu filho por nós. Seja uma pessoa doadora.

5. Missionária - Missões é um trabalho para homens. Aprendi isso, enquanto estudava o manual do posto de arauto da organização Embaixadores do Rei. A igreja nasceu olhando para fora e quando deixamos de olhar pela janela e ver as necessidades do homem perdido, sem Cristo, perdemos junto com esse olhar nossa missão e vocação. Nossa vocação está em amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Precisamos ter no coração, o grande mandamento e nos pés, a grande comissão.
Seja mais e tenha menos e acredito que serás mais feliz... Feliz 2010

Um abraço

Natan dos Santos Fernandes

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal!!!


Fiquei imaginado o que escrever e se não seria massante escrever o que todos escreveram. A final Natal não tem haver com papai Noel, mas com o Pai do céu. Com este Pai do céu que esteve entre nós, o Emanuel e por nos amar intensamente veio morar em nós. Podemos sentir sua presença e perceber suas ações em nossa história pela sua própria história. A sua história se confunde com a nossa, quando vemos a dificuldade de encontrar hospedagem após uma viagem cansativa e difícil. A sua história se confude com a nossa, pela alegria dos pastores anunciando sua chegada. A sua história se confunde com a nossa, por que em meio a essa confusão Deus manisfestou sua provisão e direção. A sua história tem tudo haver com a história do Natal e com a nossa história; por que é real. Portanto não espere pelo papai Noel, mas creia no Pai do Céu.


Um abraço e Feliz Natal


Pr. Natan

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Maldita oração ou profanação do sagrado?


Fiquei estarrecido como muitos cidadãos brasileiros com a descoberta de mais um esquema de propina. Confesso que não sei, por que ainda ficamos estarrecidos com estas descobertas; mas acredito que é por que somos brasileiros e acreditamos em nosso país e no potencial de seu povo. Por isso continuamos estarrecidos com estas coisas. Mas o que mais me indignou foi a oração feita por um dos integrantes da "quadrilha"; por que em se falando de corrupção, não existe outra palavra para designar aqueles que fazem parte do esquema. Entretanto não quero ser moralista, no sentido de tornar-me julgador de todos como se estivesse acima de tudo e de todos. Mas como evangélico não posso aceitar que uma pessoa requeira a benção de Deus sobre aquilo que é condenável. Aquela oração após receber a propina reflete o eco da teologia da prosperidade; que traz consigo a indignidade do caráter; aquela oração é o retarto do Brasil marcado pelo seu misticismo; aquela oração é a profanação do sagrado em detrimento do acaso. Na verdade, isso é mais um desabafo, do que um texto elaborado. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Um abraço
Pr. Natan

sábado, 5 de dezembro de 2009

Esquinas Cruéis



Esquinas Cruéis

João Alexandre

De longe se vê sua imagem,
Sua tatuagem, seu jeito de andar
Olhar de menina, corpo de mulher
Pros homens um vício qualquer.
Sem eira nem beira de qualquer maneira
Se esconde entre brincos, colares e anéis
Escrava da sorte de esquinas cruéis.

Conhece os normais e os doentes
De tão diferentes parecem iguais
Pois pagam seu preço, desfrutam seu corpo
Confundem prazer com amor
No seu dia-a-dia, a mesma agonia

Vender pra ganhar, pra chorar, pra sofrer
Contrariando a vida, pra aos poucos morrer.

Você tem um preço mais alto,
E Deus lá do alto um dia já pagou
Desceu de sua glória, morreu numa cruz
Pra levar de uma vez suas lágrimas
O amor mais sincero, a paz sem limites
E em meio às tristezas, promessas fiéis
É Cristo em sua vida quebrando os cordéis
Pra te dar vida livre de esquinas cruéis
Vem arrependida viver a seus pés

Estamos próximos do natal e continuamos a ver atrocidades; por um simples fato: Jesus ainda não nasceu no coração de muitas pessoas. Esquinas cruéis é uma música que possue uma letra forte e desafiadora. Não tem como continuarmos a olhar o erotismo precoce, a prostituição como profissão, a impureza sexual (sexo antes e fora do casamento) como algo normal. Ao escutar esta música e ao ler esta letra eu começo a olhar para as meninas com mais compreensão. Percebendo a pressão que está sobre elas. O desejo de ter um corpo atraente é maior do que ter uma mente consciente. Precisamos olhá-las com o olhar de Deus, cheio de misericórdia e compaixão. Aquele olhar dado para a mulher adúltera (João 8), que era instrumento de prazer para os fariseus que ali estavam a acusá-la. Quando retrato este olhar de Jesus para esta mulher não estou a falar que os adolescentes são; mas estou falando que Jesus é cheio de amor e misericórdia. Com capacidade mais que suficiente para transformar esquinas cruéis em betéis (casa de luz). O natal precisa iluminar nossos corações para a realidade das trevas que nos cercam. Temos muitos adolescentes que desconhecem a verdadeira alegria do natal; por que o Salvador ainda não nasceu em seus corações. Vamos nos empenhar no próximo ano por diminuir este número em nosso bairro. Vamos lá de Irajá para as nações.
No Coração, o grande mandamento e nos pés, a grande comissão.
Um abraço
Pr. Natan dos Santos Fernandes
Ministério de Adolescentes - PIB de Irajá